quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Preocupação com o meio ambiente




Após terminar o curso de Logística, armazenamento e gestão de estoques no SENAC, ficou a preocupação com os resíduos produzidos.
Com o aumento de desastres naturais ocorridos com as chuvas de verão e o aumento na produção do lixo, resolvi colocar um pouco da minha experiência a dispor dos que querem ajudar a reduzir a produção dos resíduos.
A logística reversa seria uma lei que obrigaria cada fábrica a recolher todos os resíduos por ela produzido. E digo seria, pois é um trabalho muito complexo, pois deve-se fazer o cálculo de resíduos orgânicos - se for o caso - e todo tipo de embalagem utilizada, seja ela de plástico ou de papel. Por fim deve-se pensar em locais de recolhimento e uma destinação para os resíduos sólidos. Todo esse processo seria muito custoso para as empresas, que demorariam muito tempo para ver o retorno financeiro de todo investimento, se houver algum.
Uma reconhecida empresa de cosméticos trabalha com embalagens de papel reciclado, refis e recolhimento de embalagens vazias por meio de suas distribuidoras, Suas fábricas trabalham com total reaproveitamento de água, entretanto, essa é uma iniciativa pouco comum.
Um grande banco, preocupado com o consumo de papel em suas agências, trabalhou um bom tempo com papel reciclado, mas infelizmente, a iniciativa não vingou e o papel comum voltou a ser usado.
Pretendo pesquisar e publicar várias formas de reaproveitamento de materiais e, se possível, testar cada uma delas para saber o nível de dificuldade e a utilidade de cada uma das coisas.
No mais, espero que vocês gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda