quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cesta de trapinhos






Apesar de já ter passado a páscoa, eu gostei tanto dessa cestinha que resolvi publicar.
A postagem original está em:


http://www.viladoartesao.com.br/blog/2012/03/como-fazer-um-cestinho-trancado-com-trapilhos/









Para fazer trapilhos vamos usar camisetas velhas de malha de algodão. 








Corte uma tira numa das laterais da camiseta com no mínimo 2cm de largura. Dê só o primeiro picote com a tesoura e pare.









Rasgue a tira de ponta a ponta com as mãos. Isso vai fazer com que a malha se enrole sozinha, formando os trapinhos que precisamos.





Prepare bastante trapinho. Uma camiseta dá e sobra para montar um cesto pequeno.







Como o trapinho é muito mole, vou usar hastes de arame para fazer a estrutura do cesto, mas você pode usar papelão de embalagens. As hastes eu cortei com 40cm cada uma, e são 6 no total. Disponha as hastes em forma de estrela como ao lado.





Comece a enrolar o trapinho alternando as hastes, uma vez por cima, uma vez por baixo da haste. Dê umas cinco voltas mais justas para firmar o trabalho e as hastes em suas posições.









Para deixar o trançado mais fechado e mais firme, vamos diminuir o tamanho de uma das hastes na metade. Para isso eu dobrei uma delas enrolei a ponta sobre ela mesma, como mostro aí ao lado, depois cortei o excesso. Teremos um número ímpar de hastes, que vai esconder o arame da estrutura quando formos trançando.

Continue trançando os trapinhos nos arames do mesmo jeito, alternando um por cima , um por baixo, até chegar no tamanho desejado para a base do seu cesto. O meu ficou com 15cm de base, de lado a lado.
Emende os trapinhos uns nos outros usando cola universal de artesanato. 





Quando atingir o tamanho da base, dobre os arames para cima, para começarmos a subir o cesto.






Nas primeiras duas carreiras de subida do trançado, vamos dar uma volta em torno de todos os arames. Isso vai deixar a estrutura mais firme. Não precisa dar nó, basta enrolar e seguir para o próximo arame, sempre passando por dentro e depois pela frente.





Da terceira carreira em diante, alterne as voltas. Passe o trapilho pelo lado de fora de um arame, e dê uma volta no seguinte. isso vai criar um desenho desencontrado na sua trama, esconder o arame e deixar o cesto estruturado.




Quando chegar na altura desejada, dobre os arames para fora. A altura do meu cesto ficou em 10cm. A ponta final do trapinho deve ser cortada rente e colada para dentro do cesto com cola universal.




Corte a sobra dos arames e deixe uma ponta de 2cm apenas.

Agora você pode utilizar o cestinho como porta trecos.