quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Plástico: o principal vilão


Seja lá onde você estiver, dê uma olhada em volta e perceba que quase tudo que está a sua volta ou é plástico ou possui alguma peça de plástico.
O plástico deixou tudo mais leve, mais fácil de de ser limpo e, mais barato.
Segundo Wagner Pachekoski, os plásticos podem substituir outros materiais como aço, madeira, papel e cerâmica, por ter conseguido alcançar algumas características como a durabilidade, resistência e leveza. Podem ser utilizados em vários setores da economia, como: construção civil, agrícola, de calçados, móveis, alimentos, têxtil, lazer, telecomunicações, eletroeletrônicos, automobilísticos, médico-hospitalar e distribuição de energia.
Essa substituição foi benéfica tanto para a produção, quanto para locomoção e custo de toda a produção e proporcionou uma economia significativa para a Indústria. Sendo cada vez mais crescente a sua utilização no setor de embalagens para alimentos e bebidas, suas características de: transparência, resistência, leveza são excelentes para esta função.
O maior problema do plástico é o descarte, pois se descartado no meio ambiente, pode durar até 500 anos.
Ultimamente fala-se muito das sacolinhas plásticas como a grande vilã, mas basta uma pequena ida ao mercado para perceber que todos os alimentos são embalados em plástico ou em derivados de plástico.
Outro problema em relação ao plástico é que ele tem em sua composição derivados do petróleo que é um recurso não renovável.
Imaginem todo o retrocesso para a humanidade se o plástico deixasse de de existir?
Como ainda não há alternativas para substituir o plástico, a opção é reciclar e reutilizar o máximo possível.


Fonte consultada: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda